LEGISLAÇÃO

APRESENTAÇÃO

São Paulo é um dos Estados brasileiros mais estratégicos para o desenvolvimento da atividade turística. Seja pela impressionante quantidade e diversidade de suas paisagens, seja pela melhor infraestrutura do país, o turismo movimenta até 56 setores da economia, gera cerca de três milhões de empregos e quase 10% do PIB paulista. Dentro desse contexto, o município de Jacareí tem por objetivo promover o turismo como atividade econômica de forma estratégica, contribuindo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todo o município.

A atividade turística em Jacareí é uma consequência das políticas públicas implantadas para a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. A infraestrutura e os serviços de que a cidade dispõe enriquecem os atrativos turísticos, dando condições para uma boa recepção de turistas. O planejamento urbano propiciará a Jacareí uma projeção nacional, servindo de modelo para outras cidades. O conjunto de ações públicas e privadas na cidade, combinado com as ações da Região Metropolitana, desperta o interesse de visitantes, estimulados, principalmente, para participação em eventos e realização de negócios, bem como oferece uma opção para o Turismo de Lazer.

Com base na atuação do órgão oficial, entidades e empresas do setor turístico, o Plano Municipal de Turismo de Jacareí busca intensificar o fluxo de turistas e o gasto médio diário, consolidando a atividade no desenvolvimento econômico.

PLANO MUNICIPAL DE TURISMO

O plano tem como objetivo estabelecer diretrizes e metas para a condução da atividade turística na cidade de Jacareí, de forma compartilhada, respeitando a competência de cada órgão e entidade para a qualificação como destino turístico de eventos e negócios e incremento ao turismo de lazer. A elaboração do Plano Municipal teve início com a mobilização das entidades e órgãos pertencentes ao Conselho Municipal de Turismo – COMTUR. Grupos de trabalho foram criados de acordo com as Áreas Estratégicas e foi realizada a discussão sobre as principais necessidades e ações.

banner-04

Foto: André Júnior

PARTICIPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Diante de sua representatividade na região do Vale do Paraíba, Jacareí está assumindo seu papel de destaque no turismo, para isso criará ações que beneficiem as cidades que fazem parte da microrregião Circuito Rios do Vale, a qual faz parte. 

Pátio dos Trilhos

Foto: André Júnior

PLANO DE AÇÃO

O turismo, diferentemente de outros setores da economia, tem se desenvolvido em um prazo muito curto, uma vez que em pouco mais de cinco décadas de história, os destinos multiplicaram-se e esta atividade tornou-se uma das mais dinâmicas e promissoras da economia global. Não por acaso, esta atividade é hoje prioridade tanto nas nações ricas quanto nos países mais carentes, que enxergam no turismo uma força incomparável na geração de empregos e de divisas.

Mais do que uma atividade econômica, o turismo é um fenômeno social que se utiliza do espaço transformando-o e/ou reorganizando-o. Diante do crescente número de deslocamentos e articulações local-global, o espaço é modificado constantemente para e pelo turismo, produzindo novas configurações sócio-espaciais.

METAS DO COMTUR

Para melhorar nossos resultados o COMTUR estabeleceu metas para 2025. Ao adotar essa medida, o Conselho evita que os colaboradores fiquem sem uma orientação para aperfeiçoar o seu desempenho e obter os melhores resultados.

2017 - 2019
2017 - 2019

CURTO PRAZO

Obter selo de Município de Interesse turístico.

Aumentar o número de pessoas envolvidas com o COMTUR de 70 para 140.

Elaborar álbum de figurinhas com tema turismo seus atrativos, patrimônio histórico e cultural para alunos do ensino fundamental 1 e 2 e induzi-los à vivência.

Gerar aumento de 20% na contribuição dos impostos, emprego e renda do setor.

Aumentar em 20% o índice de permanência do turista de negócio fazendo-o permanecer em finais de semana no município.

Aumentar em 10% o número de diárias de pernoites nos hotéis da cidade.

Aumentar em 20% o número de visitantes de um dia que prestigiam os eventos.

Receber recursos da Secretaria de Turismo do Estado por meio do MIT para desenvolvimento de forma sustentável do turismo através das ações e projetos em prol do receptivo.

2017 - 2021
2017 - 2021

MÉDIO PRAZO

Consolidar Jacareí como uma referência em vários segmentos do Turismo.

Ações implantadas resultem que 30% da população estejam engajadas com o turismo.

Através do projeto “Educando para o Turismo” envolver 40.000 crianças no período do ciclo escolar de 2018 a 2020.

2017 - 2025
2017 - 2025

LONGO PRAZO

Implantação da escola de hospitalidade, gastronomia e turismo no município.

Recuperações de áreas degradas pelas mineradoras, transformando-as em atrativo turístico cultural e esportivo.

Estudar a viabilidade de transformar a gerência de turismo em diretoria ou secretaria.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esse plano foi idealizado e elaborado pelo COMTUR, que agrega representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada, conhecedores do segmento, entidades de ensino, sindicatos, associações e outros, e o fechamento deu-se por técnicos de várias secretarias municipais que levaram em consideração a consulta popular por meio de audiência pública. Foi um plano elaborado com objetividade e dentro de uma realidade; pode ser revisto e aprimorado através de propostas a cada três anos ou a qualquer momento pelo COMTUR, conforme a necessidade de adequação, respeitando sempre a legislação em vigor.

Rosina Moliterno Vicente

Presidente do Conselho

Francisco Freitas da Silva

Responsável Técnico 

Foto: André Júnior

MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO- MIT

Os números do turismo paulista tendem a crescer muito nos próximos anos, com a consolidação da legislação estadual que cria os Municípios de Interesse Turístico e a transformação de novas cidades em MIT.

No total, até 140 cidades poderão se tornar Municípios de Interesse Turístico. Com a classificação, o município recebe cerca de R$ 600 mil do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) para investir exclusivamente no desenvolvimento do turismo, em programas de programas de melhoria e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos.

As cidades que buscam se tornar Município de Interesse Turístico precisam atender exigências previstas na Lei, como possuir meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e informação turística. Outras exigências são: capacidade de atender a população fixa e flutuante em questões como abastecimento de água e coleta de resíduos sólidos. Os municípios também devem ter o Conselho Municipal de Turismo criado por Lei especifica e aprovada pela Câmara dos Vereadores.

DADOS TURÍSTICOS

0
BARES E RESTAURANTES
0
HOTÉIS
0
INDÚSTRIAS
0
FACULDADES

TRANSPARÊNCIA

Apoiadores

LOCALIZAÇÃO

DISTÂNCIAS

São José dos Campos

14 km

São Paulo

85 km

Campos do Jordão

96 km

Taubaté

85 km

Aparecida

94 km

Caraguatatuba

98 km

Rio de Janeiro

358 km

PREVISÃO

GOOGLE MAPS

COMTUR Jacareí © 2018 | www.comturjacarei.com.br

Desenvolvido por: GDX Marketing Digital